terça-feira, 31 de julho de 2007





(Barbara Maciel Campos)


Perto do Coração Selvagem


Clarice Lispector




Hoje terminei mais um livro de Clarice, "Perto do Coração Selvagem" foi o seu primeiro livro, escrito quando ainda era estudante da faculdade nacional de direito, em 1944, quando tinha dezessete anos.

Antes de me aventurar nessa leitura, quase que inconcientimente, pensei : bom... esse foi o começo de um gênio da literatura, não posso fazer uma leitura branda, é necessário criar em mim uma análise crítica para realmente fazer uma boa comparação com os outros livros da autora até então lindos por mim , "Uma aprendizagem ou livro dos prazeres"; "A via crucis do corpo" e "laços de família".
.
Ledo engano, de nada valia criar paralelos entre personagens, colocar Lori diante de Joana, muito menos Otávio perante Ulisses. Dentre as obras o que fica é a Magma Linguagem de Clarice. Um sutil deleite de raciocínio e sonoridade, uma expressividade que transfigura o traço de menor relevo, o movimento mais vulgar em singularidade. Ela coloca a analise psicológica no centro de todos os seus enredos, não basta as mudanças externas e práticas, o ponto ápice sempre está contido na analise psicológica. O mundo corre e gira, mas só muda na particularidade da mudança do indivíduo.

Nenhum comentário: